Maria Fernanda Paes de Barros
Designer, artista plástica, pesquisadora e fundadora da Yankatu, plataforma que nasceu do desejo de Maria Fernanda em traduzir a essência da identidade do Brasil por meio da arte e de um design singular. Para a designer, a Yankatu é sua essência e a essência dos artesãos que trabalham e colaboram com ela.
Apaixonada pelas tradições culturais brasileiras, seus trabalhos valorizam projetos de impacto social de comunidades em vários locais do Brasil, como Pará, Xingu, no Mato Grosso; Campina Grande, na Paraíba; além do Vale do Jequitinhonha, Muzambinho e Tiradentes, em Minas Gerais.
Maria Fernanda acredita que a atemporalidade das peças que compõem ambientes não se resume ao design, à estética ou mesmo à funcionalidade, mas aos aspectos emocionais e simbólicos que despertam no público.
A obra “Ausência” aborda a perda auditiva em idosos, inspirada nas experiências familiares da artista que teve com o pai, agora falecido, e sua tia, que gradualmente foram perdendo a capacidade auditiva e, tanto eles quanto as famílias, passaram a enfrentar novas questões.
O convite para desenvolver um trabalho artístico com material de descarte de aparelhos auditivos remeteu a artista Maria Fernanda Paes de Barros ao universo do idoso no contexto da perda autidiva.
Usando a natureza como suporte para usas obras a artista elege a suavidade das penas naturalmente descartadas para por meio das cores representar a perda e potência do som.
A gradação dos tons fortes e vibrantes até chegar ao cinza fosco é uma leitura para ilustrar a perda auditiva no envelhecimento. Interessante notar que as cores como elemento representativo apresentam o traço da artista: a necessidade de estabelecer uma relação direta entre a obra e seu espectador.